Dicas de enxoval: o que vale investir

Quando eu engravidei, lá pelo quarto mês, antes mesmo de saber o sexo do bebê, eu tive uma crise de pânico: ainda não havia comprado nada para o bebê usar. Então resolvi sair e fazer algumas comprinhas. Passeando pelas lojas de bebê, recebi várias listinhas com os itens que deveriam estar presentes no enxoval, com algumas poucas variações.

Agora que minha filha já tem três anos, resolvi escrever falando um pouco sobre itens do enxoval que realmente usamos e outros que foram absolutamente desnecessários. Tudo isso de acordo com a nossa realidade, então vou citando os itens e comentando o motivo de eu achar importante ou porque optei por não adquirir.




Roupinhas

Primeiro, preste atenção na estação do ano que seu filho vai nascer e na região do país onde você mora. Minha filha nasceu em dezembro, no meio do verão Belo Horizontino. Resultado, mal usou roupas de frio até os 6 meses. Ganhei vários itens de inverno que não foram usados.

Tipos de roupas: nos primeiros meses de vida, usei bodies variados (manga curta e longa), calças de malha e alguns macacões. Tudo 100% algodão. Se seu filho for pegar a estação de frio, tenha casaquinhos e macacões mais quentinhos para colocar por cima do body.

Evite vestidos armados, terninhos e jardineiras que não abrem embaixo: eles não são nada práticos e nem confortáveis para o bebê. O mesmo vale para tecidos duros, peças com muito bordado, etc. Mesmo que você tenha alguma festa ou evento para levar seu filho, use roupas macias e fáceis de trocar.

Enfeites de cabelo: é sempre bom ter algumas touquinhas macias para dias frios. Laços, bonés e tiaras são desnecessários, então use apenas se você achar bonito e não incomodar seu bebê.

Calçados: sapatos são inúteis até o bebê aprender a andar. Inclusive atrapalham e podem causar acidentes quando o bebê ainda não anda direito. Aqui usamos somente meias, sapatinhos de pano e sapatilhas de malha com anti derrapante na sola, que são práticas e confortáveis.

Babadores: usamos muito dos 4 aos 11 meses, mais ou menos. Eram uns 5 ou 6 por dia. Então tínhamos uns 30. Dê preferência para os que tem plástico embaixo ou tecido impermeável por dentro porque ficam muito molhados e com cheirinho de baba.

Roupas de recém nascido: não compre demais, porque o bebê praticamente dobra de peso e tamanho nos dois primeiros meses. Mas é sempre bom ter, porque roupas largas ficam desconfortáveis para os bebês pequenos. Macacões de malha sem pézinho são ótimos nessa fase. Melhor esquentar o pé com meias, porque calças e macacões com pé prendem o movimento do bebê e ficam pequenos super rápido.




Mantas, toalhas, cueiros, paninhos

Paninhos de baba - as famosas babetes - nunca são demais. Sério, tenha MUITOS. Bebês pequenos estão sempre babando e golfando leite após as mamadas.

Fraldas de pano tipo Cremer são ótimas para tudo também, como limpar o bebê, enrolar, enxugar, forrar alguma superfície para por o bebê em cima, etc. Basta dar barra na máquina de costura e se você for muito prendada, pode fazer um barradinho de crochê (minha mãe fez nas da neta, ficaram super fofas).

Prefira mantas de malha para os dias mais frios. Sempre 100% algodão para evitar alergias ou irritações na pele do bebê.

Cueiros: minha mãe fez 4 cueiros de flanela de algodão e foram suficientes.

Toalhas: duas ou três cumprem bem o papel, de resto usávamos toalhas feitas com tecido de fralda de algodão (toalha fralda). Essas sim, é bom ter umas cinco.

Roupas de cama

Eu tive quatro jogos de lençol de malha com virol, feitos pela minha mãe. Nunca usei nenhum dos viróis, minha filha não gostava de cobertas. Já fronhas é interessante ter mais, porque suja muito rápido, então tínhamos umas oito fronhas avulsas.

E comprei dois travesseiros anti-sufocantes: um menor pro carrinho/trocador e um maior para cama e berço. Ganhei uma colcha de piquet infantil da Santista e herdei um cobertor, que nunca usei porque nunca fez frio o suficiente.

Kit de berço: comprei e usei mais pra enfeitar do que qualquer coisa, mas só porque paguei caríssimo nele. Estava na feira de gestantes e achei um jogo de berço LINDO. Ele vinha com fronhas, almofadas, trocador e tudo mais. Acabei usando mais esses itens auxiliares do que o cobre leito e a "saia" pra cobrir o estrado do colchão do berço. Também rendeu belas fotografias no book de gestante. E só. Não é uma necessidade, é uma frescurinha.





Itens de higiene

Pode dispensar os lencinhos umidecidos nos primeiros meses, deixe-os apenas para sair de casa. Aqui usamos somente algodão com água morna. Algumas pessoas mantém uma garrafa térmica do lado do trocador. Pode ser qualquer garrafa, compre um modelo que você ache prático e fácil de abrir.

Trocador: aqui adquirimos um trocador acolchoado (veio com o kit de berço) e colocamos em cima de uma cômoda. Usamos ele até o desfralde da minha filha aos 2 anos, nunca tivemos problemas (se o bebê rola muito, basta colocar o trocados em cima de uma cama ou colchão no chão). É bom ter um trocador portátil para levar na bolsa e forrar as superfícies onde o bebê vai deitar.

Pomadas de assadura: deixe para comprar perto do nascimento e NÃO FAÇA ESTOQUE. Você não sabe se seu filho vai ter alergia, então experimente na pele dele antes. Se ele não tiver nenhuma reação, continue o uso. Aqui usamos Bepantol, Huggies e a nossa favorita: pomada de calêndula da Weleda.

Banheira: ganhei uma daquelas com suporte e trocador em cima, da Burigotto, que eu deixava dentro do box do banheiro mesmo. Nunca usei banheira no quarto. Depois que minha filha aprendeu a ficar de pé aos 7 meses, o banho passou a ser em uma bacia no chão e eu fico sentada em um banquinho do lado dela. Fazemos isso até hoje (3 anos), só fomos aumentando o tamanho da bacia. Bacia mesmo, gente, daquelas de 25 reais, comprada em loja de utilidades domésticas.

Fraldas: fizemos chá de fraldas e ganhamos descartáveis o suficiente para um ano. Pedimos Huggies e Pampers. Infelizmente minha filha teve problemas com a Huggies devido a uma alergia de calor, então trocamos as que sobraram por Pampers Premium Care, que deu menos reação. Por isso peça para as pessoas levarem as notas fiscais das compras, assim fica mais fácil trocar em caso de problemas.

Mas, como a alergia de fraldas descartáveis aqui persistiu por um bom tempo, optamos também por fraldas de pano modernas. É uma solução ecológica e ajudou bastante com a alergia. Depois posso fazer um post apenas sobre isso. Usamos as fraldas de pano até o desfralde.

Bolsa de passeio: recomendo fortemente o uso de uma mochila ao invés das bolsas tradicionais. Mochilas são bem mais fáceis de carregar com um bebê no colo e não sobrecarregam apenas um ombro.




Chupetas e mamadeiras

NÃO USEI!
Aqui só mamou no peito e quando eu precisei, dei leite na sonda Mama Tutti ou no copinho de treinamento (da Lillo) com bico rígido, sem válvula. Nada de bicos artificiais, que prejudicam a amamentação. Seguimos amamentando até 2 anos e 8 meses.

Se você optar por comprar mamadeiras e chupetas, deixe para fazer isso depois que o bebê nascer, quando ele realmente for usar. Porque não adianta comprar várias mamadeiras caras e importadas, se o bebê não se adaptar.

Na verdade, se você quer MESMO amamentar, esquece mamadeira: junte dinheiro para uma boa consultora em amamentação. O início pode ser bem difícil, então apoio profissional pode ser fundamental no processo.

Itens de amamentação

Almofada em forma de U: gostei e usei bastante, até minha filha fazer um ano. Ela inclusive tirou muita soneca nessa almofada, no meu colo. Comprei na feira de gestantes.

Bomba elétrica para tirar leite: eu comprei uma Medela Swing (usada mesmo) e amei. Vale muito à pena caso você pretenda ordenhar seu leite.

Esterilizador de microondas: achei super prático para esterilizar itens de vidro e plástico. Porque às vezes colocar algo para ferver no fogão pode resultar em um belo acidente. A gente fica com a cabeça cheia de coisas pra pensar enquanto cuida de um bebê, então esquecer uma panela no fogo ligado é um perigo real. No microondas o forno desliga sozinho e não corre o risco de derreter nada, nem botar fogo na casa. Fora que os itens ficam esterilizados dentro do recipiente por até 24h. Eu comprei Avent da Phillips.

Conchas, pomadas, bicos de silicone, protetores de seio: até comprei, mas no fim não usei nada. O melhor protetor de seio é paninho de algodão. Melhor mesmo é ficar pelada sem nada por cima dos peitos. Os protetores descartáveis abafam o local e podem proliferar fungos e bactérias, causando mastite e candidíase. Bico de silicone prejudica a amamentação, por ser um bico artificial. E a melhor "pomada" cicatrizante é o seu próprio leite materno.





Sling, bebê conforto e carrinho

Para carregar seu bebê, nada melhor que SLINGS ou cangurus. Para bebês menores, o Wrap Sling é uma ótima opção. Aqui usamos muito o modelo Pouch (da marca Matrioscas, que vende online), até os nove meses. Depois disso minha filha passou a aceitar melhor o carrinho.

O carrinho aqui foi muito usado no primeiro mês para as sonecas e depois com a bebê maior, para passeios. Ela AMAVA sair de carrinho, então foi uma ótima compra. Usamos um Travel System da Chicco.

O carrinho da Chicco veio junto com um bebê conforto que também era cadeira para automóvel. Minha filha detestava ficar no bebê conforto, então só usamos ele como cadeira de carro mesmo.

Outros itens

Berço co-sleeper (acoplado na cama): usamos de recém nascida até os nove meses de idade. Era super prático para amamentação noturna. Recomendo muito. Compramos o berço e colchão na na Meu Móvel de Madeira. As roupas de cama minha mãe fez para mim.

Berço tradicional: esse eu não recomendo. Usamos super pouco porque a nossa filha vivia batendo a cabeça e pés nas grades. Esse berço foi uma herança de família. Então logo passamos a bebê para uma cama de solteiro baixa com grades removíveis.

Babá eletrônica: não compramos. Minha casa é pequena, então não vimos necessidade de babá eletrônica.

Cercadinho: usamos muito pouco, dos 4 aos 7 meses. Uma vez que o bebê aprende a ficar em pé, ele pode de apoiar na borda e virar o cercado, então deixa de ser seguro. O nosso era da marca Galzerano.

Cadeirão de alimentação: usamos por uns 6 meses. Também era da marca Galzerano. Achei bom para a introdução alimentar, mas depois de um tempo minha filha não aceitava mais comer amarrada. Aí compramos uma mesinha e cadeirinha infantis para ela poder comer sozinha.

Book de gestante: eu amei fazer. As fotos ficaram incríveis, do jeito que eu queria. Pesquisei muito até achar uma fotógrafa que fizesse algo no estilo que eu desejava. E não me arrependo nem um pouco. Foram as fotos mais lindas que já tirei na vida. Vale juntar uma graninha para poder pagar um ensaio bacana. Eu fiz com a empresa Beta & Borelli. As fotos que ilustram o post são exatamente do meu book, de autoria da Beta Lewis.




Vocês podem notar que meu enxoval foi bem básico. Não teve babá eletrônica, viagem pra Miami, cadeirinha vibratória. Vários itens eu comprei e usei muito pouco, ou simplesmente não usei.

Se alguém se lembrar de mais algum item de enxoval que queira saber sobre, basta deixar um comentário.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincando de ser mãe

O famigerado batom vermelho

Vestindo seu filho: sem fixação com o gênero