Está faltando noção?

Depois de fazer um texto criticando reclamações, eu juro que não queria fazer o post seguinte reclamando de alguma coisa... mas olha, está difícil me conter. Eu não sei se foi o calor do Carnaval, ou o álcool ingerido pelas pessoas no feriado, mas o que percebi essa semana de atitudes sem noção pela internet não é brincadeira.

Até que ponto você tem liberdade para comentar certas coisas nos perfis alheios em redes sociais? E quando digo perfis alheios, não estou falando do perfil da sua namorada ou de amigos da faculdade que você vê todo dia, e sim de gente que você nunca viu na vida, mas se julga íntimo o suficiente para expressar sua opinião. A pessoa não te conhece, não sabe o que você faz ou de onde você veio e você perde seu tempo dizendo coisas que provavelmente não diria pessoalmente para ela de maneira alguma.

Tirinha do cartunista Adão. Clique para ampliar.

A internet facilita nossas vidas de diversas formas, mas usar o anonimato que ela pode te proporcionar para ir até alguém criticar, não é a atitude mais polida do mundo. A questão é, se você não tem coragem de dizer aquilo com seu nome verdadeiro, não deveria estar dizendo.

Se você não tem maturidade e responsabilidade para enfrentar as consequências do que você escreveu, faça o favor de conter sua raiva do universo e se afastar do teclado.

Afinal, imagine o contrário: você recebe uma crítica ou ofensa de alguém que você nem imagina quem seja, usando um pseudônimo/nickname. O que você pensa?
a) que idiota, se escondendo porque não tem coragem de falar tudo isso na minha cara;
b) não conheço, não me importo com a opinião e vou ignorar/bloquear;
c) está com inveja de mim;
c) todas as alternativas anteriores;

Por isso, você aí postando anônimo, se quiser ser levado minimamente a sério, cresça e deixe de ser anônimo. Se você não quer revelar sua identidade por algum motivo, no mínimo se atenha ao pseudônimo que você escolheu e receba as respostas que a outra pessoa tem direito de te dar. Mas claro, quando você quer ofender sem revelar sua identidade, você quer fazer isso sem enfrentar os problemas que sua opinião pode te causar. Você vai se sair perfeitamente bem na vida real fazendo isso (só que não).

E muitas vezes, mesmo sem o anonimato, as pessoas acham que estão seguras pra falar o que bem entendem porque o outro não está olhando diretamente para sua cara. Olha, se você não consegue sequer ler em voz alta o que escreveu pra alguém, não publique na internet. Se um dia, por alguma ironia do destino você encontrar aquela pessoa ao vivo, você pretende sair correndo e se esconder? Provavelmente sim, né? Porque é bem capaz de ter medo de ser confrontado em público por ter sido um babaca online.

Moral da história: é preciso ter noção e educação. Antes de dizer alguma coisa para alguém, pense como você se sentiria se aquilo lhe fosse dito nas mesmas condições. Você iria achar tranquilo de aceitar ou ficaria chateado?

Se sua resposta foi a segunda, mas mesmo assim você não se importa com os sentimentos alheios, existe um nome para seu problema: falta de respeito (ou dependendo do nível, sociopatia). Afinal, respeito se aprende em casa e deve ser levado para todos os campos da sua vida, inclusive a online.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincando de ser mãe

O famigerado batom vermelho

Vestindo seu filho: sem fixação com o gênero