Ser feliz de óculos

Eu uso óculos desde que me entendo por gente. Acho que desde os 3 ou 4 anos de idade. E quando eu era criança as opções não eram como hoje, ainda mais infantis... você usava o que tinha. Ainda lembro das lindas (só que não) armações da Turma da Mônica, nas cores azul e rosa.

Na escola era aquele inferno básico: fugir da bola na aula de Educação Física com medo de quebrar seus preciosos, sentar na primeira carteira da fila porque senão o quadro negro fica meio embaçado (porque o grau aumentava aos poucos e por vezes as lentes atuais ficavam meio fracas) e aguentar as gozações das outras crianças me chamando de "quatro olhos". E isso ainda aliado ao fato de eu ser boa aluna, então era a nerd de óculos sem habilidades esportivas. Praticamente suicídio social no colégio.

A maior alegria da minha vida foi fazer 15 anos e finalmente meus pais me permitirem usar lentes de contado. Usei por anos até ter uma alergia nos olhos no final de 2010. Depois disso troquei a marca de todos os produtos que usava, mas passei a deixar as lentes para poucas ocasiões até que praticamente aboli elas da minha vida. Como trabalho em casa, ficar de óculos acaba sendo mais confortável mesmo. O ato de tirar e colocar lentes nos olhos todos os dias acaba te deixando suscetível a infecções oculares mesmo com todos os cuidados de higiene.

Só que, vejam bem: eu tenho 11 graus de miopia. Por mais que eu compre as lentes mais finas (e caras) que existem no mercado, elas ainda ficam um pouco grossas e não dá pra usar com qualquer armação. Acabo tendo que escolher as que tem aros mais grossos e comportem bem as lentes. Além disso, preciso que sejam resistentes porque eu uso direto, só tiro pra dormir e tomar banho. Ou seja, nada de fio de nylon, silicone ou materiais que possam estragar facilmente com o uso.

Resultado: eu fica com essa cara básica de geek/hipster quando estou com eles. Mas isso é mais uma necessidade do que uma opção, embora eu me identifique bem mais com esse visual do que o de uma patricinha fashion.

Eu sem e com óculos. Ignorem a marca de uso que eles deixam no meu nariz.

Outra desvantagem é que as lentes de miopia diminuem o meu olho e consequentemente dão a impressão de aumentar meu nariz, que já é consideravelmente enorme grandinho. Mas superando isso, acho que dá pra ser feliz de óculos.

Acho que o sociedade impõe algumas regras bobas de que óculos não são adequados para todas as ocasiões. O que eu penso sobre isso: besteira pura. Ninguém pode te obrigar a deixar de usar um item necessário para corrigir um problema físico que você não escolheu ter.

Claro que se você se sente desconfortável em usar armações em uma festa ou evento, por exemplo, use as lentes de contato nessas ocasiões. Ou faça como eu, que usei óculos na minha própria festa de casamento sem ligar pra opiniões dos outros sobre o que ia ficar bem na foto. O importante é você se sentir bem consigo mesma(o).

Ainda mais hoje, com tantas possibilidades de armação. Óculos virou um acessório, quase uma bijuteria. Ficou bem mais fácil escolher algo que combine com seu tipo de rosto e que se encaixe no seu gosto pessoal. Inclusive dá pra ter várias opções diferentes e variar com seu look. Eu só não faço isso porque realmente minhas lentes são muito caras e devido ao meu grau elevado, eu demoro uns dois dias para me adaptar a uma troca. No momento eu tenho apenas um óculos oficial e um reserva.

E pra provar que sim, dá pra ficar bem de óculos em qualquer ocasião, aqui vão algumas fotos de celebridades com as escolhas delas.




Afinal, se elas podem ficar lindas assim, por que a gente não? Minha favorita sempre será Zooey Deschanel (coisa mais fofa do universo).

Comentários

  1. Adorei o da Lucy Liu!

    Muitos aí têm uma cara de hipster, sei lá, não fazem meu tipo mesmo... mas combinam com as moçoilas, né? =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Brincando de ser mãe

O famigerado batom vermelho

Vestindo seu filho: sem fixação com o gênero